admin On dezembro - 21 - 2012

O que é CCD?

CCD é o sensor mais utilizado para captação de imagens digitalmente. É um chip denominado Charged-Coupled Device, ou seja, Dispositivo de Carga Acoplado. Os tamanhos mais comuns de CCD são 1/2", 1/3” e 1/4" (a área no centro do CCD em polegadas)


Qual a diferença entre CCD de 1/2" , 1/3" e 1/4":
Os tamanhos de CCD são medidos em polegadas. Quanto maior for o tamanho do CCD , mais pixels (pontos sensíveis à luz) existirão na área onde é formada a imagem, no centro do CCD, Conclusão : Quanto maior o CCD, maior o tamanho da imagem captada.

Imagem de CCD de 1/3"

Imagem de CCD de 1/4"


• O que é um Pixel ?
É o elemento de imagem. A menor unidade que pode ser endereçada na tela. Quanto maior for a resolução (quanto mais linhas e colunas de pixels), tanto mais informação pode ser exibida


• O que é Resolução de Imagem?
Resolução é a medida que afere a capacidade da câmera de vídeo em reproduzir detalhes finos. Quanto maior a resolução, melhor a definição da imagem. Câmeras analógicas alcançam 250 linhas de resolução enquanto que as digitais superam as 500 linhas. Atualmente, a maioria das cameras utiliza o CCD como dispositivo de imagem (image device).


• O que é LUX ?
É a unidade de medida de intensidade luminosa. Mede a incidência perpendicular de 1 lúmen em uma superfície de 1 metro quadrado.


• O que é F.10, F1.2, etc… ?
Os números F1.2 > F1.4 > F1.6 > F1.8 > F2.0 … representam o tamanho da abertura de foco. Quanto menor o número de F maior a abertura de foco e maior a entrada de luz.


• O que é PTZ ?
Significa PAN, TILT, ZOOM. PAN é o movimento horizontal da câmera (de um lado para o outro) ; TILT é o movimento vertical da câmera (de cima para baixo e vice-versa.) ; ZOOM é a aproximação dos objetos que estão à distância. Ex: Um zoom de 22x quer dizer a que a imagem foi ampliada 22 vezes. Quem controla estes movimentos são os consoles de comando.


• O que é Noise Reduction?
Noise é o ruído na imagem conhecido como chuvisco, geralmente causado por baixa luminosidade no ambiente . As microcâmeras coloridas tendem a apresentar este problema que pode ser evitado observando a sensibilidade de lux da câmera. Quanto mais baixo o valor, melhor a redução de ruído na captação de imagens no escuro.

 


• O que é Auto White Balance ?
Para conseguir uma imagem com qualidade perfeita do branco, as câmeras precisam obter equilíbrio entre o vermelho e o azul. Este ajuste pode ser feito manualmente ou automáticamente, dependendo da qualidade da câmera.

 


• O que é máscara de privacidade ?
A máscara de privacidade, ou privacy feature é uma maneira de se preservar a privacidade das pessoas, restringindo o foco ou inserindo uma tarja naquela área específica, podendo ser programado através da própria câmera, que deve possuir esta função ou através de software específico para digitalização de imagens.

     

 


• O que é câmera Day-Night ?
São cameras que possuem alta performance e resolução de imagem em situações de baixa luminosidade. A câmera automaticamente muda de colorida para preto & branco quando percebe a diminuição da intensidade de luz, fornecendo sempre a melhor imagem . Não são indicadas para monitoramento de locais que ficam absolutamente escuros, ou iluminação abaixo de 0,03 lux. Para estas situações, deve-se optar por uma câmera ou microcâmera day-night com infra-vermelho.

     

 


• O que é o recurso WDR ?
A sigla W.D.R significa Wide Dinamic Range ou Faixa Estendida Dinâmica que é o recurso utilizado em câmeras especiais próprias para monitoramento de ambientes escuros ou com pouca iluminação onde as diferenças de luz entre o interior e o exterior são enormes, como recepções e garagens . As câmeras convencionais quando expostas a esta situação, não conseguem focalizar nenhum dos dois ambientes, formando uma imagem parecida com um "estouro de luz" . As câmeras Wyde-Dynamic Range (WDR) conseguem focalizar ambos os ambientes graças à uma inovadora tecnologia de duplo processamento de imagens que realiza a distinção entre pouca e muita luz, processando-as separadamente. O resultado é uma imagem de alta definição tanto dentro como fora do ambiente.

 

Categories: CFTV

Deixe um Comentário